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Planejamento Multidimensional e Desenvolvimento Sustentável.

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Descrição

Planejamento Multidimensional e Desenvolvimento Sustentável

Mariane Yuri Shiohara Lübke

ISBN: 978-65-5765-140-7 | 2022

0,375 g

275p.

Qual a relação entre planejamento e desenvolvimento?

Percorrendo aspectos históricos, políticos, econômicos e jurídicos que a pergunta envolve, percorre-se o longo caminho trilhado desde a proclamação da República brasileira até os dias atuais, a fim de se estabelecer novas premissas que unem planejamento ao desenvolvimento. A função estatal do planejamento é analisada na presente obra como processo para se alcançar o desenvolvimento. Este, por sua vez, ganha nova roupagem que transpassa a seara econômica que outrora assumiu com caráter de exclusividade, e se entrelaça aos aspectos sociais e ambientais: o desenvolvimento sustentável, tal como preconizado pela Constituição de 1988.
Neste novo olhar, o planejamento ganha ares de multidimensionalidade, e se positiva em um Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável (PNDS), de longo prazo, cujas principais diretrizes se fundam na interdisciplinaridade no desenho das ações e na transversalidade em sua execução. Para que o planejamento seja este mecanismo transformador que induza o desenvolvimento sustentável, ele deve ser institucionalizado, ou seja, se consolidar em estruturas e na organização jurídica estatal, e não estar somente atrelado à transitoriedade dos mandatos eletivos.

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO .19
1 A FUNÇÃO ESTATAL DO PLANEJAMENTO  .25
1.1 ASPECTOS GERAIS DO PLANEJAMENTO .25
1.2 O PROCESSO DE PLANEJAMENTO: FASES PREPARATÓRIA, EXECUTIVA E AVALIATIVA  .30
1.3 CONCEITO DE PLANEJAMENTO E SEU CONTEÚDO MATERIAL .42
1.4 A INSTRUMENTALIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTATAL POR MEIO DO GOVERNO E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA .46
1.5 O PLANO COMO EXPRESSÃO NORMATIVA DA FUNÇÃO DE PLANEJAMENTO .51
2 OS IDEAIS DE DESENVOLVIMENTO DO ESTADO BRASILEIRO NO TEMPO E OS RESPECTIVOS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO ADOTADOS .61
2.1 DESENVOLVIMENTO NA PRIMEIRA REPÚBLICA: MODERNIZAÇÃO E TRADICIONALISMO (1889-1930) .61
2.2 A “ERA VARGAS” E O NACIONAL DESENVOLVIMENTISMO (1930-1945) .69
2.3 REDEMOCRATIZAÇÃO DO ESTADO: CONSOLIDAÇÃO DO IDEAL DESENVOLVIMENTISTA COMO PROJETO ECONÔMICO-INDUSTRIAL (1945-1964) .79
2.4 DO REGIME MILITAR À REDEMOCRATIZAÇÃO DO ESTADO: AUTORITARISMO MODERNIZANTE (1964-1985) .90
2.5 A NOVA REPÚBLICA E A PROGRESSIVA COMPREENSÃO E INTERNALIZAÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO MULTIDIMENSIONAL (1985-2022) .97
2.5.1 A Constituição de 1988 e o desenvolvimento sustentável .107
2.5.2 A pluridimensionalidade da sustentabilidade .110
3 A FUNÇÃO DE PLANEJAMENTO NO BRASIL: O ANTES E O DEPOIS DA CONSTITUIÇÃO DE 1988 .115
3.1 ANÁLISE DOS PLANOS NACIONAIS ANTERIORES À CONSTITUIÇÃO DE 1988: EVOLUÇÃO DO MODELO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO A PARTIR DA INCORPORAÇÃO DE ELEMENTOS SOCIAIS .115
3.1.1 Os planos sob a égide da Constituição de 1934 .116
3.1.2 Os planos sob a égide da Constituição de 1937 .117
3.1.3 Os planos sob a égide da Constituição de 1946 .121
3.1.4 Os planos sob a égide da Constituição de 1967 e Emenda Constitucional
n. 1/1969 .131
3.2 O PLANEJAMENTO A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO DE 1988  .143
3.2.1 Planejamento e participação social .143
3.2.2 Planejamento e solidariedade .147
3.2.3 Planejamento e os princípios da prevenção e precaução .149
3.2.4 Nova tutela constitucional do planejamento .153
3.2.4.1 Conteúdo abrangente .153
3.2.4.2 Fontes de financiamento .155
3.2.4.3 Mecanismos de controle .156
3.2.5 Tipos de planejamento .159
3.2.5.1 Planejamento regional .159
3.2.5.2 Planejamento setorial .161
3.2.5.3 Planejamento financeiro .163
3.2.6 Os planos sob a égide da Constituição de 1988 .165
4 PLANEJAMENTO MULTIDIMENSIONAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL .171
4.1 PLANEJAMENTO MULTIDIMENSIONAL COMO CONDIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL .171
4.2 DISJUNTIVAS CRÍTICAS DO PLANEJAMENTO SOB A ÓTICA DO TCU .179
4.3 A EDIÇÃO DE UM PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (PNDS) COMO MECANISMO PARA A REALIZAÇÃO DO OBJETIVO DO DESENVOLVIMENTO .200
4.4 INSTITUCIONALIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO COMO CONDIÇÃO NECESSÁRIA À REALIZAÇÃO DO OBJETIVO DO DESENVOLVIMENTO .213
5 CONCLUSÕES .227
REFERÊNCIAS .231
ANEXO – LISTA DE ACÓRDÃOS DO TCU .264
ÍNDICE ALFABÉTICO .269

Mariane Yuri Shiohara Lübke

Advogada e professora. Doutora em Direito Econômico e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2022). Mestre em Direito Econômico e Socioambiental Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011). MBA em Gerenciamento da Administração Pública Municipal pelo Instituto Brasileiro de Pós-graduação e Extensão (2007). Pós-graduada em Direito do Estado pela Universidade Estadual de Londrina (2005). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (2004). Presidente da Comissão de Gestão Pública e Controle da Administração da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Paraná. Membro do Instituto Paranaense de Direito Administrativo. Procuradora Jurídica do Município de Nova Esperança-PR (2007-2012).

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