Descrição
Rennan Gustavo Ziemer da Costa
ISBN: 978-85-5544-208-7 – Edição 2020
Peso: 0,330g
218p.
R$67,90
Pagamento com pix
pagamento com boleto bancário
parcela mínima R$ 30,00
Parcelamento | |
---|---|
1x de R$67,90 sem juros | R$67,90 |
2x de R$33,95 sem juros | R$67,90 |
Rennan Gustavo Ziemer da Costa
ISBN: 978-85-5544-208-7 – Edição 2020
Peso: 0,330g
218p.
O suporte normativo do princípio da simetria é questionado neste livro, chegando-se à conclusão de que é incompatível com a Constituição brasileira. A semelhança existente entre União e Estados-membros decorre das normas positivadas no texto constitucional e não de um dever abstrato de semelhança. Assim, é equivocada a jurisprudência do Supremo Tribunal de Federal que se vale do princípio da simetria como fundamento para a declaração de inconstitucionalidade de normas estaduais. A utilização deste argumento deve ser simplesmente abandonada no controle de constitucionalidade, havendo inclusive ministros que questionam sua validade. Em seu lugar, diversas regras e princípios aprovados pelo Poder Constituinte restringem a liberdade dos entes federativos, ganhando especial destaque as regras de repartição de competência legislativa. Para além destes limites formais e materiais, deve-se respeitar a discricionariedade do Poder Legislativo estadual, resguardando-se a autonomia inerente ao princípio federativo. Com base nas premissas desenvolvidas no decorrer da obra, uma proposta de sistematização dos limites à auto-organização federativa é apresentada ao leitor, buscando-se promover o debate acadêmico sobre o princípio da simetria.
1 INTRODUÇÃO. ………………………………………………………………………………..15
2 CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DO ESTADO
FEDERADO BRASILEIRO. …………………………………………………………….19
2.1 APONTAMENTOS SOBRE AS TEORIAS DO ESTADO FEDERADO………………………..19
2.1.1 Algumas premissas acerca do surgimento do Estado moderno…………………………..20
2.1.2 A questão da soberania no Estado federado e na confederação …………………………………..26
2.1.3 Elementos para a compreensão da descentralização no Estado unitário e na federação ……………….32
2.2 A INSTITUIÇÃO DO FEDERALISMO BRASILEIRO ………….38
2.2.1 O surgimento do Estado brasileiro durante o período Imperial ………………………….38
2.2.2 A instituição do federalismo no Brasil durante a República Velha……………………………45
2.2.3 Intervenções federais e a Revolução de 1930………………………51
2.3 FEDERALISMO NOMINAL AUTORITÁRIO E OS PERÍODOS DEMOCRÁTICOS. …………………..56
2.3.1 Contexto político do Estado Novo . …………………………………..57
2.3.2 Redemocratização e Ditadura Militar. …………………………………64
2.3.3 Estado Federado brasileiro sob a égide da Constituição de 1988. ……………………………71
3 A INCOMPATIBILIDADE DO PRINCÍPIO DA SIMETRIA COM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA E A DEFERÊNCIA AO LEGISLADOR. …………………………………………………………………………..77
3.1 A ORIGEM AUTORITÁRIA DO PRINCÍPIO DA SIMETRIA. ……………………………………77
3.1.1 A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e as constituições estaduais. …………………………….78
3.1.2 Restrições à autonomia dos Estados-membros durante o Regime Militar. ………………………………….83
3.1.3 A influência atual da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal acerca do federalismo construída na vigência da Constituição de 1967 . …………………………………………………………89
3.2 CRÍTICA AO ATIVISMO JUDICIAL EM MATÉRIA DE FEDERALISMO: O JUDICIÁRIO COMO LEGISLADOR POSITIVO. ………………………………………………………………………………….98
3.2.1 Algumas premissas acerca da separação de poderes e do desenvolvimento da jurisdição constitucional. …………………………….99
3.2.2 O ativismo judicial, a autonomia do Direito e as teorias da discricionariedade judicial e da decisão correta . …………………………………………105
3.2.3 Deferência judicial ao Legislativo estadual em matéria de federalismo. …………………………………..110
3.3 ALTERNATIVAS DEMOCRÁTICAS PARA A SUPERAÇÃO DA INCONSTITUCIONALIDADE
DE NORMAS ESTADUAIS. …………………………………………………….116
3.3.1. A necessidade de modulação dos efeitos das decisões declaratórias de inconstitucionalidade . …..118
3.3.2 A responsabilização das instituições e dos agentes políticos . ……………………124
3.3.3. A intervenção federal como ultima ratio . …………………………128
4 A AUTONOMIA DOS ESTADOS-MEMBROS E OS LIMITES CONSTITUCIONAIS. …………………135
4.1 A REPARTIÇÃO DA COMPETÊNCIA LEGISLATIVA NO BRASIL COMO LIMITE À
AUTONOMIA DO ESTADO-MEMBRO. ……………………………….135
4.1.1 Competências privativas da União como limite negativo à auto-organização dos
Estados-membros. ………………..137
4.1.2 As normas gerais em matéria concorrente e a liberdade para inovar nas normas especiais. ……..141
4.1.3 As normas de competência legislativa comum e a autonomia dos Municípios. ………………..146
4.2 RELEITURA DA VINCULAÇÃO DOS ESTADOS-MEMBROS ÀS NORMAS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DIRECIONADAS À UNIÃO ………………………………………………….152
4.2.1 Os princípios sensíveis e os princípios estabelecidos da Constituição Federativa do Brasil. …………154
4.2.2 Princípios expressamente extensíveis e interpretação restritiva dos implicitamente extensíveis. ..159
4.2.3 Discricionariedade para inovar o ordenamento estadual e ausência de vinculação ao processo legislativo federal. ………………………………………………………..167
4.3 O PODER DE AUTO-ORGANIZAÇÃO DOS PODERES DO ESTADO-MEMBRO E A ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR EM CASO DE DUPLA VACÂNCIA. ……………………………………….174
4.3.1 O poder de auto-organização do Estado-membro. …………..174
4.3.2 Possibilidades acerca da separação de poderes. …………………179
4.3.3 Eleição de governador em caso de dupla vacância. ……………187
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS. …………………………………………………………195
REFERÊNCIAS. …………………………………………………………………………………199
ÍNDICE ALFABÉTICO. ……………………………………………………………………211
Rennan Gustavo Ziemer da Costa
Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Especialista em Direito Administrativo Aplicado pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
Avaliações
Não há avaliações ainda.