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Neuroludens: Intervenção Neuropsicológica Baseada em Jogos

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Descrição

Tatiana I. J. S. Riechi e Daniella R. M. Munhoz

ISBN: 978.65.5765.257.2 | 2024

240p.

0,355g.

Certamente podemos jogar para mudar mundos. Para além da diversão, é possível utilizar o jogo como ferramenta de promoção dirigida ao desenvolvimento humano, geradora de mudanças comportamentais, qualidade de vida e principalmente saúde mental. Os diversos jogos que se encontram a nossa disposição, tanto analógicos como também os eletrônicos, fazem parte de um universo expressivos de avanços tecnológico e humano. Atualmente a indústria de jogos caracteriza-se como uma das mais promissoras e lucrativas. Aproveitando o engajamento e a motivação que os ambientes lúdicos promovem na criança, no adolescente, no adulto e no idoso e, baseado em evidências científicas, este livro propõe a compreensão e o uso dos jogos como um método de Intervenção Terapêutica baseada em Jogos (GBI). Através do conhecimento da Neuropsicologia do Jogo, é possível demonstrar a eficácia da ferramenta e do manejo dirigido do jogo em diversos ambientes terapêuticos como educacionais, coorporativos e na saúde. Desta forma, este livro é um convite a inovação profissional, demonstrando cientificamente o uso do jogo como instrumento de crescimento biopsicossocial, para os diversos profissionais como médicos, enfermeiros, pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, professores, designers, administradores, entre outros. Bora jogar para aprender!

Introdução 11
Tatiana I. J. S. Riechi • Daniella R. M. Munhoz

FUNDAMENTOS
1. O Sistema Lúdico e a Intervenção Baseada em Jogos (GBI) _______________________________27
Daniella R. M. Munhoz
2. O Sistema Lúdico-Terapêutico para Intervenção Terapêutica Baseada em Jogos (GBI-T)___________ 41
Daniella R. M. Munhoz • Tatiana I. J. S. Riechi
3. Homo Regulans ____________________________________________________________55
Luiz Cláudio Silveira Duarte
4. Interface Cérebro – Jogo ______________________________________________________63
Davi Sidnei de Lima
5. Neuropsicologia do Jogo ______________________________________________________81
Tatiana I. J. S. Riechi
6. Evidências Científicas dos Jogos _________________________________________________99
Alessandro Antonio Scaduto • Iara M. G. Giraldi

PRÁTICAS
7. Intervenção Neuropsicológica Baseada em Jogos (GBI-N) _______________________________113
Luiz Gustavo Veiga • Tatiana I. J. S. Riechi
8. Intervenção Neuropsicológica Baseada em Jogos na promoção de saúde mental com adolescentes ____125
Iara M. G. Giraldi • Tatiana I. J. S. Riechi
9. Intervenção Neuropsicológica Baseada em Jogos (GBI-N) com Adolescentes com Altas Habilidades/Superdotação ___135
Guilherme Brante de Freitas Tanello • Tatiana I. J. S. Riechi
10. Intervenção Neuropsicológica Infantil no Contexto da COVID- 19: Bora Jogar para Aprender _______151
Katiane Janke Krainski • Thais da Glória Messias Fogaça • Tatiana I. J. S. Riechi
11. Programa de Intervenção Neuropsicológica Lúdico-Comportamental para Escolares: PROIN-LC _____167
Tatiele Dos Santos Telaska • Tatiana I. J. S. Riechi
12. Intervenção Baseada em Jogo nos Transtornos de Desenvolvimento: Uma Análise Pelo Viés do Design Instrucional __179
Matheus Araujo Cezarotto
13. A ascensão do jogo digital como intervenção na educação ________________________________187
Kriscieli Fonsaca

DEPOIMENTOS
14. O Jogo como uma ferramenta multifacetada e prática interdisciplinar ________________________199
Mauricio Iwama Takano • Cassio Henrique dos Santos Amador
15. Competências do mediador-terapêutico na Intervenção Baseada em Jogos _____________________213
Maíra Godoy de Carvalho • Tatiana I. J. S. Riechi • Daniella R. M. Munhoz

Considerações Finais: Avanços da GBI ________________________________________________231
Tatiana I. J. S. Riechi • Daniella R. M. Munhoz
Glossário

Tatiana I. J. S. Riechi
Pós-doutora em Psicologia Evolutiva e da Educação, pela Universidade de Murcia, Espanha (2014); Doutora em Ciências Médicas/UNICAMP (2008); Professora associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia, área de Coordenadora do Laboratório de Neuropsicologia/UFPR. Vice-Coordenadora do Laboratório de Intervenção Terapêutica Lúdico-Comportamental (INTERLUDICO-LAB/UFPR).

 

Daniella R. M. Munhoz
Doutora em Design de Sistemas de Informação com pesquisa em Design de jogos/UFPR (2018); Mestrado em Antropologia Social pela UFPR (2004); Professora adjunta do Departamento de Design e do Programa de Pós-graduação em Design – UFPR. Coordenadora do Laboratório de Intervenção Terapêutica Lúdico-Comportamental (INTERLUDICO-LAB/UFPR).

ALESSANDRO SCADUTO: Professor Adjunto, ligado ao Departamento de Psicologia – DEPSI, Universidade Federal do Paraná – UFPR, na área de Avaliação Psicológica no contexto
da Saúde.

CASSIO HENRIQUE DOS SANTOS AMADOR: Prof. Adjunto da UTFPR de Cornélio Procópio, onde continua suas pesquisas em plasmas, reflectometria e instrumentação.

DANIELLA ROSITO MICHELENA MUNHOZ: Doutora em Design de Sistemas de Informação com pesquisa em Design de jogos/UFPR (2018); Mestrado em Antropologia Social
pela UFPR (2004); Professora adjunta do Departamento de Design e do Programa de Pós-graduação em Design – UFPR. Coordenadora do Laboratório de Intervenção Terapêutica Lúdico-Comportamental (INTERLUDICO-LAB/UFPR).

DAVI SIDNEI DE LIMA: Doutorando em Psicologia pelo programa de pós-graduação da Universidade Federal do Paraná (2021), na linha de pesquisa Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica. Professor titular do Centro Universitário Padre João Bagozzi-Curitiba-Pr.

GUILHERME BRANTE DE FREITAS TANELLO: Mestrando em Neuropsicologia, com enfoque em Intervenção Neuropsicológica Lúdico-Comportamental e Neuropsicologia do Jogo. Membro do Laboratório de Intervenção Terapêutica Lúdico-Comportamental (INTERLUDICO-LAB/UFPR).

IARA M. G. GIRALDI: Professora de Psicologia da Faculdade Pequeno Príncipe – Curitiba- Pr. Doutora em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica UFPR. Membro do Laboratório de Intervenção Terapêutica Lúdico-Comportamental (INTERLUDICO-LAB/UFPR). KATIANE JANKE KRAINSKI: Coordenadora e professora do Curso de graduação em Psicologia da Faculdade Fidelis (2022-atual). Doutoranda em Psicologia, linha de pesquisa Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica (2022-atual).

KRISCIELI FONSACA: Graduação em Psicopedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2013) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2023). Atualmente é psicopedagoga da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e psicopedagoga clínica.

LUIZ CLÁUDIO SILVEIRA DUARTE: Tem uma formação tão variada quanto os jogos que o fascinam há mais de quarenta anos. Estudou computação, direito, história e design. Foi professor na Universidade de Brasília e consultor legislativo no Senado Federal. Desde que concluiu seu mestrado em design, UFPR. Membro do Laboratório de Intervenção Terapêutica Lúdico-Comportamental (INTERLUDICO-LAB/UFPR).

LUIZ GUSTAVO VEIGA: Professor de Psicologia Faculdade Pequeno Príncipe-Pr. Doutorando em Psicologia, linha de pesquisa Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica (2022). Mestre em Administração Estratégica com enfoque em Estratégias Sustentáveis pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Membro do Laboratório de Intervenção Terapêutica Lúdico-Comportamental (INTERLUDICO-LAB/UFPR).

MAÍRA GODOY DE CARVALHO: Mestranda em Neuropsicologia pela Universidade Federal do Paraná. Possui pós-graduação em Psicopedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (2016), Membro do Laboratório de Intervenção Terapêutica Lúdico-Comportamental (INTERLUDICO-LAB/UFPR).

MATHEUS ARAUJO CEZAROTTO: Pesquisador de Pós-doutorado no departamento Innovative Media Research and Extension da New Mexico State University – Learning Games Lab. Doutor em Design pela Universidade Federal do Paraná (2016-2019), na linha de pesquisa Design de Sistemas de Informação.

MAURICIO IWAMA TAKANO: Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo(2016). Professor Assistente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, do INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ e da Universidade Federal do Paraná. Membro do Laboratório de Intervenção Terapêutica Lúdico-Comportamental (INTERLUDICO-LAB/UFPR).

TATIANA IZABELE JAWORSKI DE SÁ RIECHI: Pós-doutora em Psicologia Evolutiva e da Educação, pela Universidade de Murcia, Espanha (2014); Doutora em Ciências Médicas/UNICAMP (2008); Professora associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia, área de Coordenadora do Laboratório de Neuropsicologia/UFPR. Vice-Coordenadora do Laboratório de Intervenção Terapêutica Lúdico-Comportamental (INTERLUDICO-LAB/UFPR).

TATIELE DOS SANTOS TELASKA: Doutoranda e Mestre em Psicologia, linha de pesquisa Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica – na Universidade Federal do Paraná (2020). Coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade UNISE-Pr. Membro do Laboratório de Intervenção Terapêutica Lúdico-Comportamental (INTERLUDICO-LAB/UFPR).

THAIS DA GLÓRIA MESSIAS FOGAÇA: Doutoranda em Psicologia, linha de pesquisa Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica pela Universidade Federal do Paraná (2023-atual).

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