Descrição
Autor: Guilherme Henrique Hamada
ISBN: 978-85-5544-161-5
Peso: 0,330
232 p.
R$57,40 R$50,00
Pagamento com pix
pagamento com boleto bancário
parcela mínima R$ 30,00
Parcelamento | |
---|---|
1x de R$50,00 sem juros | R$50,00 |
Autor: Guilherme Henrique Hamada
ISBN: 978-85-5544-161-5
Peso: 0,330
232 p.
AVALIAÇÃO CAPES. É um livro essencial para todos os integrantes do corpo discente e docente dos programas de pós-graduação no Brasil, bem como para agentes públicos que tratam com a matéria.
É comum escutarmos de alunos e colegas o quanto é difícil conhecer e cumprir as regras às quais estamos submetidos. Pois bem, com linguagem fácil e um conjunto de informações muito direto e útil, a pesquisa do autor é um verdadeiro manual. Um texto apto a facilitar sobremaneira o conhecimento do assunto por toda a comunidade interessada.
Finalmente, é importante registrar que, para além de didático, o conteúdo é crítico e busca contribuir para o aprimoramento do sistema, notadamente na sua terceira parte, quanto trata de questões tão sensíveis e atuais como “autonomia universitária”, “publicidade, segurança jurídica e democracia na avaliação da pós-graduação”, e “ilegitimidade da estrutura e das ações da Capes”.
O livro, sem dúvida, consegue preencher uma lacuna importante tanto no campo do Direito Regulatório, como no campo do Direito Educacional. Como professor, tenho muita satisfação em recomendar fortemente a sua atenta leitura.
Emerson Gabardo
Professor Titular de Direito Administrativo da PUCPR
Professor Associado de Direito Administrativo da UFPR
Pós-doutor em Direito Público Comparado pela Fordham University School of Law
Vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo
Sumário:
PRÓLOGO…………………………………………………………………………………………………………..9
INTRODUÇÃO……………………………………………………………………………………………………15
PARTE 1
INTERVENÇÃO E REGULAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PELO ESTADO
Capítulo 1.1 A estrutura da pós-graduação no Brasil …………………………………………….31
1.1.1 Primórdios da pós-graduação brasileira………………………………………………………….31
1.1.2 Consolidação da pós-graduação stricto sensu brasileira……………………………………39
Capítulo 1.2 Ensino superior nos setores público e privado ……………………………………49
1.2.1 Um sistema educacional híbrido desde sua concepção……………………………………..49
1.2.2 Necessidade de regulação do serviço público educacional………………………………..58
Capítulo 1.3 Regulação da pós-graduação stricto sensu…………………………………………67
1.3.1 Noções gerais sobre regulação da educação…………………………………………………..67
1.3.2 Estrutura normativa da regulação da pós-graduação stricto sensu brasileira…………74
PARTE 2
ATUAÇÃO DA CAPES NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
Capítulo 2.1 Capes: de Campanha Nacional a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior ……………………………………………………………………………………….87
2.1.1 Do surgimento à Constituição de 1988…………………………………………………………..87
2.1.2 Da Constituição de 1988 aos dias atuais………………………………………………………..97
Capítulo 2.2 Critérios da Capes para avaliação da pós-graduação stricto sensu………105
2.2.1 Os primeiros procedimentos de avaliação realizados pela Capes ………………………105
2.2.2 Panorama geral do atual sistema de avaliação……………………………………………….112
Capítulo 2.3 Procedimentos de avaliação da produção científica em periódicos………123
2.3.1 Qualis e a disparidade de procedimentos entre as Áreas do Conhecimento…………123
2.3.2 Considerações sobre os critérios utilizados no Qualis-Periódicos………………………130
Capítulo 2.4 Procedimentos de avaliação dos programas de pós-graduação
stricto sensu realizados pela Capes………………………………………………………………………………………139
2.4.1 Novos cursos…………………………………………………………………………………………..139
2.4.2 Programas de pós-graduação em funcionamento…………………………………………..144
PARTE 3
ANÁLISE CRÍTICA DOS PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DA CAPES
Capítulo 3.1 Autonomia Universitária e avaliação da pós-graduação stricto sensu…..155
3.1.1 Noções sobre autonomia universitária………………………………………………………….155
3.1.2 Princípio Constitucional da Autonomia Universitária (art. 207 da Constituição)…….161
Capítulo 3.2 Eficiência, Publicidade, Segurança Jurídica e Democracia nos procedimentos
de avaliação da pós-graduação stricto sensu…………………………………………………171
3.2.1 Críticas à atuação da Capes em relação aos Princípios da Eficiência e da publicidade……………………………………………………………………………………………………………..171
3.2.2 Críticas à atuação da Capes em relação aos Princípios da Segurança Jurídica e da Democracia…………………………………………………………………………………………………….181
Capítulo 3.3 (I)legitimidade da estrutura da Capes e de seus mecanismos de avaliação……………………………………………………………………………………………………………191
3.3.1 Críticas à estrutura da Capes e aos seus procedimentos de avaliação………………..191
3.3.2 Sugestões para uma avaliação regulatória legítima…………………………………………199
CONSIDERAÇÕES FINAIS…………………………………………………………………………………..205
REFERÊNCIAS ………………………………………………………………………………………………..211
Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo. Especialista em Direito Civil e Processo Civil. Professor em cursos de pós-graduação e preparatórios para concursos. Procurador do Estado do Paraná.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
Avaliações
Não há avaliações ainda.