Descrição
Marcelo Gonçalves Marcelino | Renato da Costa dos Santos
ISBN: 978-65-5765-122-3 | 2022
Peso: 0.300g
150p.
R$54,70 R$49,00
Pagamento com pix
pagamento com boleto bancário
parcela mínima R$ 30,00
Parcelamento | |
---|---|
1x de R$49,00 sem juros | R$49,00 |
Marcelo Gonçalves Marcelino | Renato da Costa dos Santos
ISBN: 978-65-5765-122-3 | 2022
Peso: 0.300g
150p.
Dirigido à acadêmicos, administradores, economistas, executivos, pesquisadores e demais interessados na dinâmica da administração de empresas e do mercado financeiro no capitalismo contemporâneo. Este livro apresenta um resgate das principais estratégias e posicionamentos das organizações de acordo com o ambiente de mercado, sua posição competitiva e as frequentes oscilações e mudanças decorrentes. Os autores analisam diferentes momentos e perspectivas marcantes das últimas décadas, posicionando o leitor quanto aos interesses das empresas em busca de rentabilidade para o seu capital. A realidade brasileira é de uma das maiores taxas de juros do mundo e não ocorre um repasse efetivo da maior parte do orçamento público que deveria ser destinado às políticas públicas sociais e de infraestrutura, além dos investimentos estratégicos do Estado e a manutenção da máquina pública administrativa. O ambiente exige planejamento e estratégia, a fim de atingir uma posição vantajosa frente a concorrência que atua no mesmo setor, ao mesmo tempo que a concentração de mercado atinge níveis exacerbados e o mercado financeiro tem uma maior participação no que tange ao aumento das desigualdades em nível global.
PARTE 1
ADMINISTRAÇÃO: PERSPECTIVAS E REFLEXÕES
1 INTRODUÇÃO ………………………………………………………………………………11
2 EMPREENDEDORISMO SOCIAL, IMPACTO E
TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E EMPRESARIAL…………………………..14
3 OS DESAFIOS DA GESTÃO SUSTENTÁVEL…………………………………17
4 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E VANTAGEM COMPETITIVA……19
4.1 Planejamento estratégico ………………………………………………………….22
4.2 Vantagem competitiva ……………………………………………………………..24
4.2.1 Vantagem competitiva sustentável …………………………………..26
5 CAPACIDADES DINÂMICAS………………………………………………………..28
6 COMUNIDADES VIRTUAIS, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS ….33
6.1 Comunicação integrada de marketing ………………………………………35
6.2 Redes sociais digitais…………………………………………………………………38
7 MUDANÇA E INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL ………………………..42
7.1 Resistência à mudança ……………………………………………………………..43
7.1.1 Etapas do processo de mudança ………………………………….44
8 GESTÃO POR DIRETRIZES ………………………………………………………….46
9 OBJETIVOS SMART……………………………………………………………………….47
9.1 Estabelecendo os objetivos SMART ………………………………………….48
10 A GESTÃO DO CONHECIMENTO……………………………………………..50
REFERÊNCIAS…………………………………………………………………………………..53
PARTE 2
ECONOMIA, CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO E FINANCEIRIZAÇÃO NO BRASIL
1 INTRODUÇÃO ………………………………………………………………………………63
2 A MACRODINÂMICA DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO:
TRANSIÇÃO DO APARATO ESTATAL E DA RECONFIGURAÇÃO
TECNOLÓGICA E FINANCEIRA COMO ESTRATÉGIA DE
ACUMULAÇÃO……………………………………………………………………………..67
3 SETOR REAL E CAPITAL FINANCEIRO: FALSAS DICOTOMIAS E VERDADEIROS
CONSTRANGIMENTOS NO PROCESSO DE ACUMULAÇÃO……71
4 A DIFUSÃO E A AMPLIAÇÃO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
E DO CAPITALISMO FINANCEIRO DESENFREADO NO
CONTEXTO DAS CRISES ECONÔMICAS ……………………………………77
5 ANTECEDENTES HISTÓRICOS – FORMAÇÃO DO
CAPITALISMO MONOPOLISTA DE ESTADO: DISPUTAS E
INTERESSES NA ESTRUTURAÇÃO TECNOCRÁTICA DO
CAPITAL FINANCEIRO ……………………………………………………………….84
6 BANCO CENTRAL DO BRASIL: DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO DO
PROCESSO DE FINANCEIRIZAÇÃO BRASILEIRO E SUAS
CONEXÕES COM O CAPITALISMO GLOBAL …………………………. 100
7 TESOURO NACIONAL E BANCO CENTRAL DO BRASIL:
INSTITUIÇÕES CHAVE E ESTRATÉGICAS DO CAPITAL
FINANCEIRO NACIONAL E INTERNACIONAL NA
CONTRAMÃO DAS FINANÇAS E DAS POLÍTICAS
PÚBLICAS DO ESTADO…………………………………………………………….. 107
7.1 O desenvolvimento das instituições chave do poder
econômico-financeiro na esfera do Sistema Financeiro
Nacional: o Tesouro Nacional e o Banco Central do Brasil
e a definição das políticas públicas no Brasil………………………….. 115
7.2 A transferência de renda e riqueza para os donos da
dívida pública: o Banco Central e o Tesouro Nacional
garantem o aporte de recursos e a continuidade do
processo de acumulação e reprodução de capital…………………… 122
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS…………………………………………………………. 139
REFERÊNCIAS……………………………………………………………………………….. 142
ÍNDICE ALFABÉTICO…………………………………………………………………… 145
Marcelo Gonçalves Marcelino
O professor Marcelo Gonçalves Marcelino tem mais de duas décadas de atividades profissionais ligadas à pesquisa, docência e consultoria acadêmica. Graduado em Ciências Econômicas e Ciências Sociais (Antropologia, Sociologia e Ciência Política) pela UFPR, tem licenciatura em Matemática pela UTFPR, especialização em Sociologia Política, mestrado e doutorado em Sociologia, todos pela UFPR. Atua como pesquisador do NEP Núcleo de Estudos Paranaenses que estuda a genealogia do poder político da classe dominante na UFPR, é membro e coordenador do GFEP, grupo de filosofia e economia política vinculado ao NESEF Núcleo de Estudos da Educação Filosófica do setor de educação da UFPR. Desde 2015 também coordena a Auditoria Cidadã da Dívida Pública em Curitiba ligada à ACD (Auditoria Cidadã da Dívida) nacional.
Renato da Costa dos Santos
Doutor em administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR, tendo feito sanduíche na Universitat Jaume I em Castellón de La Plana, Espanha em 2017 Department of Business Administration and Marketing. Mestre em administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR. Pós-graduado em Administração Estratégica, Graduado em Administração. Pós-Doutorando em Gestão Urbana e Cidades Digitais Estratégicas. Trabalhou no Armazém da Amazon.com em Carlisle-Pennsilvanya-USA em 2008 como “management trainee”. Professor há 17 anos em nível de graduação e pós-graduação, presencial e à distância e coordenador de cursos. Membro Efetivo da Academia de Cultura de Curitiba-ACCUR, membro da Academia Paranaense da Poesia. Autor dos livros “Estratégia Empresarial e Vantagem Competitiva” da Editora JM, 2013, “Administração do Agronegócio no Brasil, Editora CRV, 2014, autor do livro “Redes Intraorganizacionais e Consenso Estratégico”, Novas Edições Acadêmicas, 2015, “Core Competence: além das competências essenciais”, Editora JM, 2018, “Desigualdades Sociais e os Desafios das Políticas Públicas” Editora Uniedusul, 2020, “Gestão Empresarial: teoria e prática”, 2020, “Gestão do Conhecimento na Indústria 4.0”, Editora Uniedusul, “Empreendedorismo Social e Sustentável: desafios e tendências” Editora Uniedusul, 2021.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
Avaliações
Não há avaliações ainda.